Para saber mais Didática de Alfa

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA

Subtitle text here

Menino lendo livroO curso tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre o papel das crianças e do professor no processo de alfabetização inicial, ou seja, nas situações de leitura e escrita, visando não só uma maior compreensão desse processo como a ampliação da capacidade de intervenção dos professores para favorecer as aprendizagens.  

O percurso formativo está organizado em três módulos. Começa com uma retomada do que chamamos de novos e velhos desafios da alfabetização, em que incluímos uma pequena discussão sobre ensino remoto, que é o mais novo dos desafios da alfabetização. No segundo módulo o foco está na situação didática da leitura pelo aluno; e no terceiro, na escrita pelo aluno. 

Em todas essas discussões estarão presentes as questões relacionadas ao objeto de ensino da alfabetização inicial, às intervenções do professor, ao papel do aluno e à interação entre pares. 

Além dos encontros síncronos, os participantes contam com diversos recursos para organizar seus estudos e a sua interação com a equipe mediadora e colegas de turma. São propostas atividades para análise e reflexão de situações práticas; há espaço para compartilhamento dos registros reflexivos sobre as práticas, com base nos quais a equipe elabora devolutivas; além de indicações de materiais e referências para complementar as discussões e o conteúdo trabalhado. O participante também conta com canais abertos para esclarecimento de dúvidas e para troca de ideias e dicas entre o grupo.  

Objetivo geral: desenvolver conhecimentos necessários para a realização do trabalho de alfabetização em sala de aula ajustado às necessidades de aprendizagem dos estudantes. 


Objetivos específicos: 

compreender que para as crianças avançarem na aprendizagem do sistema de escrita alfabético precisam de oportunidades para colocar em jogo seus conhecimentos em situações reais de uso da língua escrita;

reconhecer que é papel do professor garantir as condições didáticas para que as crianças coloquem em jogo seus conhecimentos e faça intervenções para que avancem;

reconhecer que a aprendizagem pressupõe um processo reflexivo, ativo e interativo das crianças (e entre elas) para se apropriarem da língua escrita.            

Totalmente on-line, o curso é realizado na plataforma CEDAC Virtual (via Moodle) e compreende 3 módulos com momentos síncronos (encontros on-line de 2h) e assíncronos.  Serão explorados exemplos de situações didáticas para possibilitar a aprendizagem e o domínio do sistema de representação e das práticas sociais relacionadas à leitura e à escrita, bem como alguns fundamentos que embasam tais propostas.
 

A interação entre os participantes é estimulada nos encontros síncronos e nos assíncronos, por meio das recursos do ambiente virtual.

Todo o material será organizado em formato digital e publicado na plataforma ​​Comunidade Educativa CEDAC Virtual (via Moodle).       

Formadora: Priscila de Giovani

Priscila

Mestra em Educação/Currículo pela PUC/SP (2013), mestranda pela Universidad Nacional de La Plata em Educação (Maestría en Escritura y Alfabetización), pedagoga. Consultora de programas de formação de professores, gestores educacionais e escolares. Autora de material didático e cursos presenciais e à distância com temas relacionados a gestão e alfabetização.


Coordenadora: Fátima Fonseca

PriscilaUma das coordenadoras da área de Língua Portuguesa na CE CEDAC. É pedagoga e Mestre em Educação pela PUC/SP. Trabalhou como professora e orientadora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em redes públicas de ensino e coordenou a elaboração de documentos curriculares. Também tem experiência em projetos de formação profissional, empreendedorismo e cooperativismo em ONGs do ABC paulista e foi Conselheira Tutelar no município de São Caetano do Sul/SP.

Módulo 1:  Novos e velhos desafios da alfabetização. 
Vamos falar sobre alfabetização no ensino remoto; objeto de ensino e de aprendizagem e papel do estudante. 

Objetivos:

- reconhecer que as propostas de atividades de leitura e escrita, se relacionadas às práticas comunicativas de uso real da língua, colocam maiores desafios para as crianças produzirem seus textos e colocarem em jogo seus conhecimentos;

- identificar aspectos considerados na organização do ensino remoto para que a atividade se realize e garanta a aprendizagem dos alunos em relação à alfabetização.


Módulo 2: Leitura pelo estudante: processos e aprendizagens. 
Vamos falar sobre condições didáticas; estratégias de leitura e subtipos de leitura. 

Objetivos:

- compreender que para aprender a ler as crianças colocam em jogo, além da decifração, estratégias de antecipação, inferência, seleção e verificação;

- conhecer propostas de leitura com diferentes desafios para ajustar às possibilidades de avanços de cada criança;

- reconhecer as condições necessárias a serem garantidas para que as atividades sejam boas situações de aprendizagem.


Módulo 3 - Escrita pelo estudante processos e aprendizagens.
Vamos falar sobre intervenção docente, interação entre pares e características de uma boa situação de aprendizagem.

 Objetivos:

- compreender que o processo de alfabetização envolve um conhecimento conceitual sobre o funcionamento da escrita (o que a escrita representa e como) e não só de estabelecimento da relação direta entre som e grafia;

- reconhecer a importância das intervenções docentes ajustadas aos desafios para as crianças avançarem em seus conhecimentos sobre o sistema de escrita;

- compreender os aspectos envolvidos em uma boa situação de aprendizagem e considerá-los em planejamentos futuros.

É importante que o participante tenha acesso a um computador ou um dispositivo móvel (celular, tablets...) com condições mínimas para participar das atividades do curso, de modo que não seja prejudicado pelo tipo de conexão à internet. 

Ao final do curso as participações nos encontros virtuais e nas atividades assíncronas serão contabilizadas e os certificados serão enviados com as horas de participação efetivas. 

Carga horária
30h - 3 meses

Público:
Professores e coordenadores pedagógicos.

Curso oferecido para grupos fechados

Se você é de uma Secretaria de Educação e gostaria de realizar o curso com um grupo fechado, consulte as informações pelo e-mail cursos@comunidadeeducativa.org.br ou por Whatsapp clicando no ícone abaixo.


Última atualização: sexta, 28 Jan 2022, 18:14